presidente

PALAVRA DO PRESIDENTE DA CONAMAD

“Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” Sl 133.1

Sejam bem-vindos à Brasília, sede da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil – Ministério de Madureira. É um prazer incomensurável receber os convencionais das mais variadas e distantes localizações deste país continental, bem como do exterior. Serão dias de extrema expectativa, pois por ocasião da Convenção, estaremos inaugurando a restauração da Catedral das Assembleias de Deus em Brasília e sede da Convenção Nacional. O sucesso do crescimento do ministério tem sido depositado a homens fiéis, que com suas participações voluntárias engrandecem o Reino de Deus. A união, a unidade e a disciplina têm sido a marca do nosso ministério ao longo dos anos.

A todos os Campos e Convenções Regionais os meus sinceros agradecimentos pelas vossas presenças neste evento e pelas vossas cooperações para que esta obra fosse concluída e colocada à disposição de todos os convencionais e cristãos do Brasil e do exterior.

A Deus seja toda honra, glória e exaltação para todo o sempre.

Bispo Dr. Manoel Ferreira
Presidente

HISTÓRICO SUCINTO DA CATEDRAL DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

11 de Julho de 2015, Catedral das Assembleias de Deus, 33 anos de fundação.

Com o advento da Nova Capital do Brasil, Brasília, e a chegada dos pioneiros para a sua construção, a Assembleia de Deus chega junto e se instala na Cidade Livre (hoje Núcleo Bandeirante) no dia 19 de novembro de 1956, sob a presidência do saudoso Pastor Paulo Leivas Macalão, Presidente do Ministério de Madureira no Brasil e acompanhado pelos pastores: Antônio Moreira, Divino Gonçalves dos Santos, Albino Gonçalves Boaventura, Lázaro Manoel de Oliveira, Jaime Antônio de Souza, Antônio Inácio de Freitas, Antônio Alves Carneiro, Jamil de Oliveira, Agnelo Constantino da Silva, Jacome Guide da Veiga entre outros obreiros e membros.

O Ministério de Madureira foi o primeiro a se instalar oficialmente em Brasília. Em 15 de junho de 1957 em Assembleia Geral de Membros, foi lavrada a Ata para o registro do Estatuto da Igreja em Brasília. A partir de então, esses homens de Deus, com a chama missionária em seus corações, contemplaram o grande crescimento da obra de Deus aqui no Distrito Federal.

Com o crescimento da Obra, os nossos pioneiros, após uma reunião, desejaram adquirir uma área no centro da Capital que se iniciava, e os contatos com as autoridades foram iniciados.

O ano de 1968 foi um ano de muitas vitórias, mas uma grande vitória a destacar foi à concessão da área situada na SGAS 910 Módulo “D” Lotes 33/34, com 30.000 m2, 100×300. Doada definitivamente para instalação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério de Madureira. Um terreno nas áreas mais valorizadas da Nova Capital. No dia 15 de agosto de 1968, foi assinado o Termo de doação da área.

“Deparou, pois o Senhor em grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve três dias e três noites nas entranhas do peixe” (Jn 1.17).

O Pastor Paulo teve um sonho, que durante alguns dias esse sonho não lhe saiu do pensamento, alias, parou direto no seu coração. Enraizou tão forte, que idealizou o projeto de transformar o seu sonho em realidade, de construir um majestoso templo em uma forma de peixe, onde vidas se encontrassem com Cristo e fossem feitos homens e mulheres de Deus.

Não demorou em chamar o irmão Alonso de Miranda, a quem contou o seu sonho e logo foi feito os primeiros rabiscos, nascendo o projeto da Catedral das Assembleias de Deus em Brasília-DF, (Baleia). Travou-se, então, uma árdua batalha do Pastor Paulo em conseguir recursos para a construção, foi necessário viajar de norte a sul, leste a oeste do Brasil. Muitos contribuíram com ofertas e também com as suas orações. Foram quase 20 (vinte) anos, desde o projeto inicial e a inauguração deste Templo conhecido nacionalmente como Catedral das Assembleias de Deus – BALEIA.

Em Janeiro de 1975 assumiu a igreja e construção do templo o Pastor Manoel Ferreira que deu um grande avanço com abertura de várias congregações e impulso na obra.

Em 11 de Julho de 1982, chegou o grande dia da inauguração da Catedral. Foi um evento em que mais de 5.000 (cinco mil) pessoas estiveram presentes. Entre essas pessoas, várias autoridades do Governo do Distrito Federal e do Governo Federal.

Para completar a grande festa, foi efetuado o batismo, onde 105 (cento e cinco) novos crentes desceram às águas.

       Os meios de comunicações locais registraram tal acontecimento, tendo como manchete “Aberto o maior templo do DF” – Correio Brasiliense 12/07/1982.

Meses depois dessa Inauguração, aprouve a Deus recolher para perto de si o seu ungido, Pastor Paulo Leivas Macalão, que foi e ainda é lembrado entre nós, como um homem que depositou em Deus a sua confiança, e acendeu a chama missionária.

Foram pastores presidentes até hoje do Campo da Catedral:

Pastor Acácio Soares Martins, pastor Jayme Antônio de Souza, pastor Antônio Inácio de Freitas, pastor Neuton Pereira Abreu, pastor Eduardo Sampaio Oliveira, pastor Neuton Pereira Abreu e o pastor atual João Adair Ferreira.